É oficial. A Hyundai Heavy Industries (HHI) anunciou ter ganho a encomenda da CSCL para a construção de cinco navios porta-contentores de 18 400 TEU. Serão os maiores do mundo.

Os Triple E da Maersk Line ainda não chegaram ao mercado (a primeira entrega acontecerá em Junho) e já foram ultrapassados como os maiores porta-contentores do mundo. Os navios agora encomendados pela CSCL serão capazes de transportar mais 400 TEU.

De acordo com o comunicado emitido pela HHI (a CSCL ainda não fez qualquer menção), a encomenda importa em 700 milhões de dólares. Ou seja, 140 milhões de dólares por navio, menos uns 50 milhões de dólares do cada Triple E.

Os navios terão 400 metros de comprimento, 58,6 metros de largura e 30,5 metros de altura. O motor principal será comandado electronicamente, de modo a optimizar o consumo de combustível, a velocidade e as emissões poluentes em função do estado do mar. Os navios estarão ainda equipados com dois sistemas de tratamento de água do mar EcoBallast, com capacidade para filtrarem 3 000 metros cúbicos de água por hora.

As entregas dos navios processar-se-ão a partir do segundo semestre do próximo ano.

Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou, a CSCL estará ainda a negociar uma encomenda de uma dúzia de navios de 10 000 TEU. O objectivo da companhia é renovar a frota com navios de maiores dimensões.

Os comentários estão encerrados.