Os cinco porta-contentores encomendados em Maio do ano passado pela CSCL aos estaleiros Da Hyundai Heavy Industries não serão já de 18 400 TEU mas antes de 19 000 TEU. Os maiores do mundo. Por enquanto…
Os estaleiros sul-coreanos iniciaram a construção do primeiro navio, para ser entregue em Novembro próximo. Os restantes quatro deverão sair dos estaleiros até ao final do primeiro trimestre de 2015.
A encomenda inicial era de cinco navios de 18 400 TEU. Mas entretanto a capacidade foi revista para os 19 000 TEU. O que supera os 18 270 TEU dos Triple-E da Maersk, os maiores porta-contentores em operação.
Os novos navios da CSCL manterão, todavia, os 400 metros de comprimento, 58,6 metros de largura e 30,5 metros de altura inicialmente previstos. Nada foi dito agora sobre o valor da encomenda, que em Maio do ano passado foi referido como sendo de 700 milhões de dólares, 140 milhões/navio, menos 50 milhões que o preço original de cada Triple-E.
O motor principal de cada “gigante” será comandado electronicamente, de modo a optimizar o consumo de combustível, a velocidade e as emissões poluentes em função do estado do mar. Os navios estarão ainda equipados com dois sistemas de tratamento de água do mar EcoBallast, com capacidade para filtrarem 3 000 metros cúbicos de água por hora.
A Hyundai Heavy Industries espera atingir este ano encomendas de 29,6 mil milhões de dólares, o que representará um acréscimo de 8,4% face ao conseguido em 2012.