Alcochete ou Vendas Novas continuam a ser as melhores localizações para o Novo Aeroporto de Lisboa. Santarém pode ser uma hipótese, mas terá de conviver sempre com o actual aeroporto, conclui a CTI.
Dois dias depois das eleições legislativas, dez dias antes do calendário previsto, a Comissão Técnica Independente (CTI) divulgou hoje, publicamente, o Relatório final, “revisto e melhorado com os comentários recebidos na consulta pública” sobre as Opções Estratégicas Aeroportuárias para a Região de Lisboa. Justificou-o com “motivos de transparência”.
Nas conclusões, a CTI mantém a preferência por Alcochete e Vendas Novas, admite Santarém e descarta de novo a opção Montijo.
A CTI considera a solução única para o novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete ou Vendas Novas, a mais “favorável em termos globais”. Mas realça a “vantagem financeira das soluções duais assentes na manutenção do Aeroporto Humberto Delgado (AHD)”, com a construção da nova infra-estrutura quer em Alcochete, quer em Vendas Novas.
Sobre Santarém, a CTI admite agora a opção como um “aeroporto complementar ao AHD (Humberto Delgado), mas com um número de movimentos limitado, não permitindo satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo”.
“Teria a vantagem de permitir ultrapassar no curto prazo as condicionantes criadas pelo contrato de concessão [da ANA], tendo ainda como vantagem um financiamento privado”, destaca, apontando ainda a vantagem para a “coesão territorial a nível nacional, sobretudo na Região Centro, embora com menos vantagem para a Região de Lisboa”.
A comissão tem “dúvidas em relação à sua rapidez de execução” e considera que “não será viável” a solução Santarém como infra-estrutura única, “devido às limitações aeronáuticas militares existentes que não permitem que se venha a constituir como um aeroporto único alternativo ao AHD”.
A CTI aponta que a opção Vendas Novas “apresenta menos vantagem em termos de proximidade” à Área Metropolitana de Lisboa (AML), bem como “de tempo de implementação”, referindo que são necessários “mais estudos, bem como mais expropriações”.
Vendas Novas “tem mais vantagens do ponto de vista ambiental com menor afectação de corredores de movimentos de aves e recursos hídricos subterrâneos, apesar de afectarem áreas de montado e recursos hídricos superficiais de forma muito equivalente”.
Esta solução “pode contribuir ainda para um aumento da coesão territorial a nível nacional, sobretudo na Região Alentejo, ainda com capacidade de extensão à Região de Lisboa”, pode ler-se ainda.
As soluções Alcochete e Vendas Novas obrigam à desativação do Campo de Tiro de Alcochete, representando para a Vendas Novas “um ónus adicional”.
Sobre a opção Humberto Delgado + Montijo, ou Montijo como aeroporto único, a CTI alerta para constrangimentos, como a “não renovação da DIA [Declaração de Impacto Ambiental]” na solução dual, que “assim perde a sua vantagem na rapidez de execução”.
A CTI frisa ainda que Humberto Delgado + Montijo é “desvantajosa no longo prazo porque se limita a adiar o problema do aumento real da capacidade aeroportuária, tendo em conta as projecções de aumento da procura, mesmo as mais modestas” e refere que qualquer solução com Montijo “apresentam ainda os maiores e mais significativos impactos ambientais negativos, o que as torna não viáveis desse ponto de vista”.
A comissão recomenda que a solução passe por um aeroporto único, que garanta “a eficiência e eficácia do seu funcionamento”, lembrando que todas as opções geram “oportunidades, mas também riscos, considerando incertezas, e também impactos negativos, nomeadamente ambientais e sobre a saúde humana”.
» Relatório final sobre as Opções Estratégicas Aeroportuárias para a Região de Lisboa
A CTI é igual ao Costa & Santos, demora 1 ano para chega mesma conclusão conhecíamos há anos uma pouca vergonha sempre paga por Nós fora os milhões que o Pedro deu e terá que dar para nos vermos livres desta cambada de corruptos, Chega !
A CTI continua sem perceber o BÁSICO lol o que a Àrea metropolitana Lisboa precisa é de acabar com a dependencia da ANA da Vinci e autorizar a nova construção do aeroporto de Santarém para que possa servir o centro do pais, é dificila para a Sra. Professora Catedrática do IST ? Acho que não ! … Infelizmente sobra a corrupção do PS mas que o André Ventura vai varrer, limpar e substituir, chega