A CTT Expresso e a DHL eCommerce acordaram uma parceria estratégica para a Península Ibérica. Juntas esperam facturar mil milhões de euros no e-commerce e distribuição de encomendas.
Um dia depois de terem anunciado a aquisição da espanhola CACESA, particularmente vocacionada para o negócio do e-commerce, os CTT apresentaram a nova parceria estratégica com a DHL eCommerce para actuarem juntas no mercado ibérico, o quarto maior da Europa.
O negócio, ainda sujeito às necessárias autorizações das entidades competentes, prevê que a CTT Expresso assuma a distribuição de e-commerce da DHL em Portugal. Já em Espanha, a CTT Express (filial da homónima portuguesa) concentrar-se-á no segmento B2C (com a marca “CTT Express, uma parceria com a DHL”), ao passo que a DHL eCommerce operará o segmento no B2C (“DHL, uma parceria com a CTT Express”), numa lógica de complementaridade de redes.
No âmbito da parceria, a CTT Expresso comprará 100% da DHL Parcel Portugal e 25% da DHL Parcel Espanha, ao passo que a DHL eCommerce adquirirá 25% da CTT Expresso Portugal. CTT e DHL poderão aumentar as respectivas participações até aos 49%, em momento posterior e sujeito a condições.
O acordo hoje anunciado avalia a CTT Expresso em 482 milhões de euros, a DHL Parcel Iberia em 106 milhões e a DHL Parcel Portugal em 12 milhões. Feitas as contas, os CTT estimam um encaixe líquido de cerca de 69 milhões de euros após as transações.
Juntas, as duas empresas deterão a maior rede de distribuição da Península Ibérica, com 20 mil pontos de entrega e mais de mil cacifos Locky dos CTT, a que acrescem os três mil pontos de entrega da DHL em Espanha e ainda a prevista instalação de dez mil novos cacifos para expandir a rede de entrega fora de casa (“out-of-home”).