Os custos das tripulações deverão aumentar em torno de 10-15% este ano devido à pandemia de Covid-19, de acordo com a consultora Drewry.
As contas foram feitas por Rhett Harris, no evento digital CrewConnect Europe, realizado esta semana, tendo o analista da consultora destacado sete áreas que explicam o aumento dos custos das tripulações.
O aumento dos custos está em grande parte relacionado com as dificuldades que os armadores e gestores de frotas estão a enfrentar em termos de mudanças de tripulações, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19.
As dificuldades em realizar a mudança de tripulações resultam em os marítimos estarem ao serviço a bordo muito além do período contratado e as companhias estão a fazer pagamentos adicionais para os compensar.
Além disso, há um aumento significativo nos custos de viagem, que podem incluir voos charter para repatriamento dos profissionais, devido à falta de voos comerciais de passageiros. As companhias enfrentam ainda custos adicionais com alojamento dos marítimos que aguardam a repatriamento e para os períodos de quarentena antes do embarque.
Rhett Jarris destacou ainda que, para aumentar o bem-estar das tripulações “retidas” a bordo de navios, as companhias estão a aumentara a largura de banda da Internet para permitir que os marítimos tenham mais tempo para se conectarem com suas famílias e amigos.
Existem também os custos dos testes à Covid-19, tanto à saída como à entrada em navios. Finalmente, há ainda o custo dos equipamentos de protecção individual.
“O que estamos a descobrir deles é que [as empresas] estão muito empenhadas em manter os marítimos empregados e fazer o melhor que podem, obviamente dentro dos limites do orçamento”, afirmou o analista da Drwery.