No espaço de um ano, os custos de Demurrage & Detention (D&D) impostos aos carregadores pelas companhias de navegação duplicaram, segundo a ContainerXChange.
De acordo com o Demurrage & Detention Benchmark 2021, entre Março de 2020 e Março deste ano, os valores cobrados pelas dez maiores companhias de transporte marítimo nos 20 maiores portos de contentores aumentaram, em média, 104%, ou o equivalente a 666 dólares por contentor.
Em média, em Março deste ano, os custos de D&D cobrados pelas companhias, duas semanas após a descarga em porto, eram de 720 dólares por contentor.
O relatório da ContainerXChange, uma plataforma online de comercialização de contentores, foi construído a partir de mais de 20 mil dados recolhidos em fontes públicas.
Os autores sublinham, todavia, as grandes discrepâncias que existem entre portos e entre companhias. Entre os portos, o mais “barato”, neste caso, é o porto de Busan, na Coreia do Sul, com um valor de 132 dólares, enquanto os mais caros são Long Beach/Los Angeles, com mais de 2 500 dólares/contentores.
Em Roterdão, a factura de D&D era, em Março último, de 756 dólares contentor, em média. Em Antuérpia descia para 709 dólares e em Singapura ficava-se pelos 615 dólares.
Entre as companhias de navegação, a situação ainda se complica mais, porque as variações de preços mudam consoante os portos. O “par” mais barato é o da Cosco / Busan e o mais caro é CMA CGM / Los Angeles, sublinham os autores.
O aumento, considerado desmesurado, dos custos de Demurrage & Detention (a par da subida dos fretes) tem sido denunciado por várias associações de carregadores e transitários, nomeadamente junto da Comissão Europeia.