A Dachser é o mais recente operador logístico a lançar um serviço ferroviário entre a China e a Europa. A oferta pode servir Portugal, salienta.
Depois de, em 2020, ter lançado um serviço ferroviário entre Frankfurt e a China, dedicado ao transporte de produtos químicos, a Dachser estreou agora a ligação no sentido contrário, respondendo à crescente procura do mercado.
Foi no final de Dezembro que o primeiro comboio proveniente da China, e carregado com 50 contentores de 40 pés, chegou a Ludwigshafen, a partir de onde foi feita a distribuição pela rede de transporte terrestre European Logistic da operadora.
A Dachser assegura na China a recolha das cargas e o seu despacho aduaneiro. A oferta serve tanto contentores completos como cargas de grupagem, no que, diz, pode ser uma boa solução também para os importadores portugueses.
“A pandemia e a consequente escassez da capacidade de transporte aéreo e marítimo levaram a uma maior procura do transporte ferroviário. Outro factor que impulsionou esta época alta no mercado asiático foi a proximidade do Ano Novo Chinês”, explica Vedat Serbet, Rail Services Manager EMEA da Dachser, citado em comunicado.
A opção ferroviária assume-se como mais barata que o transporte aéreo e mais rápida que o transporte marítimo, o que, a par da escassez de oferta dos outros modos, tem favorecido o seu crescimento nas trocas com a China.
“O transporte por via ferroviária é altamente seguro em termos de programação e permite aos clientes evitar as tarifas voláteis de frete marítimo ou os cancelamentos repentinos dos voos”, acresccenta Vedat Serbet.