A Dachser comprometeu-se com a Mercedes-Benz Trucks a comprar 50 eActros LongHaul, que deverá começar a ser produzido em série até 2024.
Prosseguindo a sua estratégia de electrificação – que já passa pela distribuição urbana e no last mile com recurso a veículos eléctricos – a Dachser propõe-se agora “electificar” também as operações de longo curso. E daí a carta de intenção assinada com a Mercedes-Benz Trucks.
O aActros LongHaul será fornecido numa configuração de veículo de caixa móvel, de 6×2, com uma altura de armazenamento de 1 120 mm.
As baterias que equiparão o veículo empregam a tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP) (que se caracterizam, sobretudo, por uma longa vida útil e por uma energia mais utilizável) e podem ser carregadas dos 20 aos 80% em menos de 30 minutos num posto de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt. As três baterias proporcionam uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh, enquanto os dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eléctrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW.
Assim equipado, o eActros Long Haul promete uma autonomia de cerca de 500 km. “A grande autonomia do eActros LongHaul permitir-nos-á transportar mercadorias entre as nossas filiais europeias sem emissões, mesmo em tráfego de carga pesada e em transporte de longa distância”, refere Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser, citado em comunicado.
A Mercedes-Benz Trucks quer que o eActros LongHaul satisfaça os mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável, ou seja, seja capaz de percorrer 1,2 milhões de km na estrada ao longo de um período de 10 anos.
Além da unidade de tracção, serão lançadas, desde início, variantes rígidas, proporcionando numerosas outras formas de utilização possível no transporte totalmente eléctrico.
O eActros LongHaul foi apresentado na última edição da IAA Transportation, que decorreu de 20 a 25 de setembro, em Hanôver, na Alemanha.