A DAF apresentará um camião eléctrico no Salão de Veículos Comerciais de Hanôver, que se realiza de 20 a 27 de Setembro.
workhouse

A marca holandesa não revela ainda pormenores, mas dá conta de que o veículo irá recorrer à tecnologia testada nos protótipos híbridos Convenient e Ecochamps.

A electrificação começará pelos camiões usados em ambiente urbano. “Veículos deste tipo serão alternativas para os operadores de transporte que operam em áreas urbanas, uma vez que, tendo em conta o facto de as cidades anunciarem a intenção de criar zonas livres de emissões, é bastante provável que se exija, no futuro, veículos totalmente isentos de emissões e com baixos níveis de ruído. Este cenário fará com que os nossos clientes precisem das soluções certas”, afirma, citado em comunicado, Ron Borsboom, membro do conselho da administração responsável pelo desenvolvimento de produto da marca holandesa.

Nos últimos anos, “a DAF adquiriu profundo conhecimento de veículos híbridos e eléctricos”, segundo explicam desde o construtor, com modelos concept, como o Convenient e o Ecochamps, graças à participação em projectos de investigação europeus.

Concept híbrido plug-in…

O DAF Convenient é o resultado de um projecto concluído em 2016 (com o apoio da Comissão Europeia), cujo objectivo é desenvolver soluções de transporte que possam reduzir de forma significativa o consumo de combustível. Trata-se de um camião híbrido paralelo plug-in que inclui um motor-gerador eléctrico de 120 kW, que se junta ao motor diesel Paccar MX-11.

Em áreas urbanas, o DAF Convenient pode utilizar somente o motor eléctrico, que recebe energia da bateria de iões de lítio com uma capacidade de 9 kWh. A autonomia 100% eléctrica é de três a seis quilómetros.

Uma vez fora das áreas urbanas (ou quando a autonomia 100% eléctrica termina), a propulsão do camião é assegurada pelo motor diesel Euro 6 de 10,8 litros.

… e concept híbrido paralelo

Quanto ao Ecochamps, o protótipo tem esse nome por ter sido desenvolvido no âmbito de uma iniciativa, apoiada pela Comissão Europeia, em que 26 companhias do sector automóvel, lideradas pela DAF Trucks, estudaram a produção de motorizações híbridas e eléctricas eficientes, compactas, ligeiras, duráveis e economicamente viáveis.

Para atingir estes objectivos, o DAF XF Ecochamps Innovation incorpora componentes utilizados no campo de veículos de passageiros híbridos. Alguns exemplos são o motor eléctrico de 90 kW, que é basicamente o mesmo tipo de motor utilizado em veículos de passageiros e oferece a vantagem da sua pequena dimensão, das células das baterias e o conversor DC-DC, que substitui o alternador convencional e converte a tensão de 300 V de uma bateria de alta tensão para os normais 24 V.

O DAF Ecochamps foi projetacdo para reduzir as emissões de consumo de combustível e emissões de CO2 em camiões de longo curso, uma vez que utiliza como electrificação de veículo para optimizar seu desempenho ao ponto de permitir desligar o motor diesel num grande número de condições de operação. De acordo com a marca holandesa, o desempenho deste protótipo resulta numa economia de combustível de entre 4 e 5%.

 

Os comentários estão encerrados.