A DAF iniciou na fábrica da Leyland a produção do seu LF Hybrid (diesel/eléctrico) de 12 toneladas.
O DAF LF Hybrid está equipado com um motor diesel Paccar FR de 4 cilindros e 4,5 litros, que cumpre os níveis de emissões EEV sem necessidade de filtro de partículas e desenvolve 160 cv.
O motor eléctrico está colocado entre a embraiagem e a caixa de velocidades (Easton Autoshift). Além de accionar o veículo armazena nas baterias (de iões de lítio) a energia libertada na travagem.
O conjunto de baterias pesa cerca de 100 kg. Com elas na máxima carga, o LF Hybrid pode deslocar-se até dois quilómetros em modo exclusivamente eléctrico. Parece pouco mas pode ser o suficiente para entrar e sair numa zona urbana de acesso restrito aos “verdes”.
No total, o DAF LF Hybrid pesa mais 300 kg que o modelo diesel. O que lhe permite uma capacidade de carga útil de 7,5 toneladas.
Para já, o LF Hybrid será comercializado apenas no Reino Unido, Holanda, Alemanha, França, Bélgica e República Checa.
O primeiro veículo saiu da linha de montagem britânica no passado dia 9.