O mercado nacional de camiões cresceu 24,8% em Outubro, essencialmente à custa da DAF, que mais do que quadruplicou as vendas e assim reforçou a liderança.
Em Outubro, venderam-se em Portugal 458 camiões, número que compara com os 367 de há um ano. Só a DAF matriculou 154, quando em Outubro de 2020 se ficou pelos 37, segundo os dados divulgados pela ACAP.
Com quase todas as marcas em terreno negativo, merece destaque, para além da DAF, a Ford, que conseguiu o segundo melhor registo absoluto, com 71 matrículas, a crescer 1 083% em termos homólogos. A Scania completou o trio de marcas em alta, com um ganho de 10,2% e 65 matrículas.
Nas perdas, a Volvo teve o melhor resultado (-6,9%), com 67 matrículas, seguida da Renault Trucks (-36,6%) com 26, da Iveco (-7,7%) com 24 e da MAN (-51,1%) com 22. A Mercedes-Benz, que chegou a liderar o mercado, tem agora o segundo lugar em risco, depois de ter caído 75,5% em Outubro, com apenas 13 registos.
No acumulado de 2021, o mercado português de pesados de mercadorias cresce 23,7%, com 3 622 matrículas.
A DAF é líder destacada, com 681 registos (+7,8% em termos homólogos), à frente da Mercedes-Benz, com 497 (+103,7%), e da MAN com 493 (+21,4%).
Seguem-se no ranking a Renault Trucks com 427 vendas (+41,9%), a Volvo com 396 (-7,7%) e a Scania com 374 (+7,5%). A Iveco conta 292 vendas (-7,3%), a Ford 210 (+213,4%), a Fuso 144 (+19%) e a Isuzu 103 (+87,3%).