Pelo segundo ano consecutivo, a DAF foi a marca de camiões mais vendida em Portugal, em 2021. O mercado cresceu 18,9% em termos homólogos.
A DAF revalidou o título de campeã de vendas de camiões em Portugal, com 719 veículos registados, segundo os dados divulgados pela ACAP. Face a 2020, a marca holandesa cresceu 6% em unidades matriculadas, mas viu a sua quota de mercado baixar, de 18,91% para 16,86%.
A Mercedes-Benz garantiu o segundo posto, com um total de 595 matrículas e uma quota de mercado de 13,95%. Entre as principais marcas, a da estrela de três pontas foi a que mais progrediu face a 2020, quando foi sétima no ranking: aumentou as vendas em 77,1% e a quota em 4,58 pontos percentuais.
A MAN manteve o último lugar do pódio, com 535 vendas (mais 11,9% em termos homólogos) e 12,55% do mercado (menos 0,77 p.p.).
A Ford foi a marca que mais cresceu 2021, ao que não será estranho a sua ainda recente entrada no mercado. Contou 236 matrículas, mais do dobro (+136%) de há um ano (100). Na inversa, a Iveco foi a que mais perdeu (-11,4%), com 366 veículos (413 em 2020).
Abaixo do pódio, classificaram-se a Volvo Trucks (532 matrículas, -0,2%), Renault Trucks (512, +49,7%), Scania (464, +3,1%). Seguiram-se a Iveco e a Ford, à frente da Isuzu (121, +53,2%).
Em termos globais, o mercado português de pesados de mercadorias totalizou 4 264 matrículas, 18,9% acima das 3 585 de 2020.
Em Dezembro, foram registadas 330 vendas, com uma quebra homóloga de 1,8%. A Volvo foi a marca mais vendida (88 unidades), à frente da Mercedes (44) e da Scania e Iveco (28, cada).