A DAF foi a marca de camiões mais vendida em Portugal em 2020. O mercado nacional fechou o ano com uma quebra de 27,9%.
Segunda no ranking em 2019, a DAF conseguiu, em 2020, garantir a liderança, mesmo vendendo menos unidades: 678 contra 795. Uma quebra homóloga de 14,7% que, todavia, chegou para reforçar a quota de mercado até aos18.9%.
Para trás ficou a Scania, líder incontestada nos últimos anos, mas que em 2020 se “despenhou” 56,6%, de 1 038 para 450 matrículas. A marca sueca ainda deu um ar da sua graça em Dezembro (foi a marca mais vendida), mas não além do quarto lugar na geral.
Forte quebra sofreu também a Mercedes-Benz, terceira classificada em 2019 (675 matrículas) e sétima em 2020 (336, menos 50,2%).
Assim sendo, os lugares secundários do pódio foram tomados pela Volvo e MAN. A primeira com 533 matrículas (menos 12,8%) e a segunda com 478 (menos 8,3%).
Em alta, entre as principais marcas, apenas esteve a Iveco, a ganhar 3% e com 413 matrículas. Ficou à frente da Renault Trucks, que caiu 35,6% e se quedou com 342 registos.
A Fuso registou 165 vendas (-32,4%) e a Ford 100 (sete no anterior).
No total, no ano passado venderam-se em Portugal 3 585 pesados de mercadorias, 27,9% menos que os 4 974 comercializados em 2019.