A partir desta semana, o “Daily Maersk” deixa de o ser. As sete ligações semanais entre a Ásia e a Europa passam a ser seis, sublinha a Alphaliner.
A mudança era já esperada e decorre do fim da parceria com a CMA CGM no denominado AE 8/FAL 5, uma vez que a companhia francesa decidiu unir esforços com a MSC.
Em consequência, a CMA CGM irá alocar os seus cinco navios de 13 830 TEU à nova oferta conjunta com a MSC, e a Maersk deslocará os seus cinco navios de 13 092 TEU para operarem entre o Extremo Oriente e o Mediterrâneo.
A Maersk está igualmente a proceder a alterações nas outras rotações Ásia-Europa, nomeadamente acrescentando escalas em Le Havre, Zeebrugge, Roterdão e Hamburgo e reduzindo o número de portos tocados no Mediterrâneo, para libertar espaço para as cargas destinadas ao Norte da Europa.
As cargas destinadas ao Mediterrâneo serão transferidas para as rotaçõoes do Far East-Med, incluindo o novo AE20.
A Maersk ainda não anunciou se pretende substituir o serviço que operava com a CMA CGM, mas a Alphaliner avança a hipótese de a opção poder recair num serviço de transhipment entre o Mediterrâneo e os portos de Felixtowe, Roterdão e Bremerhaven.