A Daimler Trucks anunciou na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, que irá investir 500 milhões de euros nos próximos anos em camiões autónomos de nível 4.

O nível 4 corresponde a condução altamente automatizada e “guia” os veículos em áreas definidas e entre hubs definidos sem qualquer expectativa do sistema de que um motorista responda a uma solicitação de intervenção. O grupo alemão já oferece, nos Estados Unidos, recursos de nível 2 (no novo Freightliner Cascadia, que também se estreou no CES), que permite condução parcialmente automatizada.

A Daimler pretende, assim, “saltar” o nível 3. “No transporte rodoviário de mercadorias, o nível 4 é o próximo passo natural após o nível 2, aumentando a eficiência e a produtividade dos clientes, reduzindo significativamente os custos por milha. Ao fazê-lo, a Daimler Trucks está a ‘saltar’ a etapa intermediária da condução condicionalmente automatizada (nível 3). A condução automatizada de nível 3 não oferece aos clientes de camiões uma vantagem substancial em comparação com a situação actual, pois não há benefícios correspondentes para compensar os custos de tecnologia.

A Daimler Trucks afirma-se pioneira no desenvolvimento de camiões automatizados. Em 2014, o fabricante apresentou o concept Mercedes Future Truck 2025, o primeiro camião automatizado do mundo.

“Como líderes da nossa indústria, temos sido pioneiros no transporte automatizado com camiões. Em 2015, o nosso Freightliner Inspiration Truck obteve a primeira licença de estrada para um veículo comercial automatizado. Agora, levamos o transporte automatizado para o próximo nível: estamos prontos para lançar o primeiro Freightliner Cascadia parcialmente automatizado em 2019 e, em seguida, investimos nos camiões altamente automatizados. Os camiões altamente automatizados melhorarão a segurança, aumentarão o desempenho da logística e oferecerão uma proposta de grande valor aos nossos clientes – e, assim, contribuirão consideravelmente para um futuro sustentável de transporte”, refere Martin Daum, membro do conselho de administração da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks & Buses.

 

 

Comments are closed.