Até ao final do ano, a Daimler pretende separar os negócios dos ligeiros e dos camiões e autocarros e cotar em Bolsa a nova Daimler Truck.
O projecto de cisão foi anunciado esta semana e é o reconhecimento de que os negócios dos ligeiros e dos pesados são diferentes, com necessidades de financiamento e desenvolvimento também diferentes. A Daimler mudará o nome para Mercedes-Benz.
A Daimler Truck deverá ser cotada na Bolsa de Frankfurt. A Daimler manterá uma posição minoritária e distribuirá a maioria do capital pelos seus accionistas. A Bloomberg avallia a nova empresa em cerca de 30 mil milhões de euros.
Com a cisão, pretende-se acelerar o processo de transformação do negócio dos camiões e autocarros do grupo, em direcção às emissões zero e à automatização.
A Daimler Truck é o maior construtor mundial de camiões e autocarros, com posições de liderança na Europa, América do Norte e Ásia.
As sete marcas que controla – BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star – entregaram em 2019 cerca de meio milhão de veículos novos aos seus clientes. As receitas do negócio camiões ascenderam a 40,2 mil milhões de dólares e as dos autocarros totalizaram 4,7 mil milhões.
Os detalhes da operação de cisão e entrada em Bolsa ficaram prometidos para um assembleia de accionistas extraordinária, a acontecer no terceiro trimestre.