A Daimler Trucks colocou mais oito Freightliner eléctricos em testes reais nas operações de clientes na América do Norte.
A frota Customer Experience (CX) da Daimler Trucks North America consiste em seis Freightliner eCascadia para serviço pesado e dois Freightliner eM2 106 para serviço médio. Durante um período de 22 meses, 14 clientes diferentes de vários sectores testarão os camiões eléctricos nas suas operações diárias de transporte.
Esses clientes são alguns dos maiores frotistas dos EUA, representando mais de 150 mil camiões pesados e médios (classes 6 e 8) nas estradas daquele país. A frota de testes CX complementa a frota de 30 Freightliner eléctricos que, desde 2018, está em operação e ultrapassou recentemente um acumulado superior a 160 mil km. O lançamento no mercado dos camiões Freightliner eCascadia e eM2 está previsto para o final de 2021.
Freightliner eCascadia e eM2
O Freightliner eCascadia, baseado no Cascadia, é um camião da Classe 8 (a maior dos EUA), com potência de 730 cv, e as baterias de 550 Kwh permitem-lhe uma autonomia de até 250 milhas (400 km), com um carregamento de até 80% em 90 minutos.
Já o Freightliner eM2 é destinado a operações de distribuição local e serviços de entrega de última milha (Classe 6). Está previsto ter 480 cv, com as baterias a fornecer 325 Kwh, com uma autonomia de até 230 milhas (370 km) e capacidade de carregar até 80% em cerca de 60 minutos.
Iniciativa eléctrica global da Daimler
O Freightliner eCascadia e o eM2 fazem parte da iniciativa global de camiões eleCtrificados da Daimler Trucks, juntando-se ao autocarro escolar totalmente eléctrico Saf-T-Liner eC2 Jouley, da Thomas Built Buses, ao chassis MT50e da Freightliner Custom Chassis Corporation, aos camiões e autocarros da Mercedes eActros, eEconic, eCitaro, na Europa, e o ao camião FUSO eCanter na Ásia, Europa e América do Norte.