O mercado europeu de pesados de mercadorias deverá crescer este ano entre 15% e 20%, antecipam os responsáveis da Daimler Trucks.
No ano passado, a divisão de comerciais pesados do grupo Daimler aumentou as vendas em 37%, para as 355 300 unidades, e aposta em manter o ritmo em 2011. O volume de negócios acompanhou a tendência, tendo subido 31% para os 24 mil milhões de euros.
Mais impressionante foi o EBIT, que no espaço de um ano passou de mil milhões negativos para um lucro de 1,3 mil milhões de euros. Fruto do aumento das vendas, claro, mas também, ou sobretudo, da redução de custos e da reorganização do grupo. A rendibilidade das vendas atingiu os 5,5%, quando em 2009 foi de -5,5%.
Para 2011 as previsões da Daimler Trucs são positivas. Não apenas na Europa, onde espera um crescimento do mercado na casa dos 15%-20%, mas também na América do Norte (a previsão de crescimento para o mercado NAFTA é de 20%-25%) e na Ásia, em particular o Japão mas também a R.P. China.
Ainda em 2010, a divisão de Vans do grupo Daimler vendeu 224 200 veículos (contra 165 mil no ano anterior), alcançando um volume de negócios de 7,8 mil milhões de euros (6,2 mil milhões) e um EBIT de 451 milhões (26 milhões).