A Daimler Trucks vai levar a cabo testes de platooning de camiões em auto-estradas dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo grupo no North American Commercial Vehicle Show (NACV), a decorrer em Atlanta.

Daimler-Trucks-drives-digitally-connected-trucks-on-selected-highways-in-Oregon-and-Nevada_-Source-Daimler-AG

A companhia vai efectuar os testes em Madras, no Estado de Oregon, após aprovação da autoridade regional de transportes. Numa primeira fase, a Daimler Trucks North America (DTNA) testará a tecnologia com um comboio de dois camiões conectados do modelo New Cascadia da marca Freightliner.

“Vemos um crescente interesse dos clientes no platooning. Esta tecnologia representa mais eficiência e segurança. A tecnologia de platooning não é para substituir os motoristas – é projectada para ajudar os motoristas. Quando o mundo estiver pronto para o platooning, a DTNA terá uma solução comprovada. No presente, estamos a conduzir Freightliners em ‘comboios’ todos os dias. Eu, pessoalmente, conduzi um dos nossos camiões em modo conectado. A minha experiência foi impressionante”, afirmou o presidente e CEO da DTNA, Roger Nielsen, no NACV.

O construtor salienta que os testes em território norte-americano beneficiarão da experiência da participação da Mercedes-Benz Trucks no projecto European Truck Platooning Challenge 2016.

A DTNA indica ser líder do mercado de norte-americano de camiões, com as marcas Freightliner e Western Stars a obterem uma quota conjunta de 40%.

 

 

 

 

Comments are closed.