O estaleiro holandês Damen anunciou ter chegado a acordo com a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) para comprar uma participação maioritária na joint-venture romena Daewoo Mangalia Heavy Industries (DMHI). A Damen indica que as autoridades da Roménia já aprovaram o negócio.

Damen - DMHI - Roménia

Os valores da operação não foram revelados pelas partes. Contudo, já este ano foi noticiado que o DMHI acumula prejuízos de 800 milhões de dólares (688 milhões de euros) desde 2012 e tem dívidas superiores a mil milhões de dólares (860 milhões de euros).

Fundado em 1997, o estaleiro tem instalações com 980 mil metros quadrados e é uma joint-venture com a 2 Mai Mangalia Shipyard. O DMHI tem três docas secas com um comprimento total de 982 metros e 1 600 metros de cais de atracagem.

Embora a Damen tenha feito o nome no mercado com a construção de embarcações menores e especializadas, o DMHI está envolvido em construção naval de grande escala, como uma série de navios de 9 000 TEU para a CMA CGM.

O DMHI junta-se ao maior estaleiro do grupo Damen, que também se situa na Roménia, em Galati, nas margens do rio Danúbio.

A aquisição de uma participação maioritária no estaleiro DMHI é mais um passo na expansão da Damen. Já em Junho último havia adquirido, por 27 milhões de dólares (23,24 milhões de euros), o estaleiro holandês Keppel Verolme à Keppel Offshore & Marine (sediada em Singapura).

 

 

Comments are closed.