A AE ferroviária entre o porto de Valência e Madrid está suspensa, por causa dos estragos provocados pela tempestade DANA, e não se sabe ainda quando será retomada.
Os estragos provocados nas infra-estruturas ferroviárias pela tempestade que se abateu sobre a região de Valência forçaram a interrupção do serviço da AE ferroviária da Transitalia e Tramesa, precisamente num momento em que se preparava o reforço da oferta para quatro ligações semanais entre o porto de Valência e o terminal de Abroñigal, em Madrid.
Inaugurada em Julho passado, a primeira AE ferroviária exclusivamente em território espanhol já terá movimentado cerca de 1 300 unidades, de acordo com fontes do sector citadas pelo “El Mercantil”. O reforço da operação estava previsto para o corrente mês de Novembro.
Desconhece-se agora quanto tempo demorará repôr a operacionalidade da rede ferroviária na região valenciana, mas, de novo, fontes do sector apontam para que a normalidade só regresse em Dezembro, sendo que a partir de meados desse mês o país vizinho praticamente pára para comemorar a quadra natalícia.
A movimentação de comboios no porto de Valência já foi retomada, mas as alternativas existentes para ligar a Madrid não permitem o trânsito dos vagões P400 próprios da AE ferroviária.
Precisamos urgentemente da ligação ferroviaria do porto de Valência – Madrid – Badajoz / Elvas – Évora ao porto de Sines. Até 2030 precisamos inaugurar !