A Deutsche Bahn Arriva quer multiplicar por três ou por quatro o seu tamanho actual num horizonte de cinco anos, afirmou David Martin ao “FT”. A consolidação do sector será inevitável, acrescentou.
Cerca de um ano volvido sobre a fusão da Deutscher Bahn com a Arriva, o grupo tem disponíveis 2,5 mil milhões de euros para financiar aquisições de operadores ferroviários e rodoviários de transporte de passageiros.
As dificuldades financeiras de vários estados europeus tendem a favorecer a alienação dos operadores públicos, prevendo-se que o sector esteja completamente privatizado cerca de 2018.
A DB Arriva quer participar nesse processo. Mas porque o sector está muito fragmentado, a maioria das aquisições serão “relativamente pequenas”, prevê o responsável pela expansão internacional do grupo.
O movimento de privatização será acompanhado pela consolidação do sector, com a redução do número de players no mercado, acrescentou David Martin ao “FT”. “Nos próximos dez anos apenas haverá três a quatro grandes grupos de transportes na Europa e a Deutsche Bahn será um deles”, disse. E lembrou a propósito o acontecido no Reino Unido: nos anos 80 a abertura do mercado dos autocarros criou 30 players principais e hoje são apenas quatro.
Em Portugal o grupo Deustche Bahn Arriva controla a Arriva Portugal e detém uma posição de 21,5% no Grupo Barraqueiro, com quem participa no consórcio que opera o Metro do Porto. A privatização das linhas suburbanas da CP de Lisboa e Porto serão negócios na mira.