A DB Cargo e a Siemens assinaram um acordo para o fornecimento de até 100 locomotivas eléctricas Vectron. A primeira encomenda firme é de 60 unidades, avaliadas em 250 milhões de euros.
A DB Cargo pretende alinhar as locomotivas nas rotas do Corredor Reno-Alpes, que liga a Holanda a Itália, através da Alemanha, Áustria e Suíça. As locomotivas serão também utilizadas na Bélgica a partir de 2020.
Equipadas com o sistema europeu de controlo ETCS, as primeiras cinco locomotivas de 6.4 MW e capacidade para uma velocidade máxima de 160 km/h deverão entrar ao serviço já em Dezembro próximo. As restantes 55 unidades da encomenda firme serão entregues pela fábrica da Siemens de Munique-Allach (Alemanha) no segundo semestre de 2018.
“[O contrato-quadro] assinala mais um marco no programa para expandir e modernizar a nossa frota de locomotivas europeias que está em andamento há quatro anos”, disse, citado em comunicado, o CEO da DB Cargo, Jürgen Wilder. “Esta é uma componente essencial da nossa estratégia de crescimento para o transporte ferroviário europeu de mercadorias interoperável”, acrescentou.
“As locomotivas multi-sistema permitirão operar um comboio entre a Holanda e Itália sem mudar de locomotivas”, afirmou, por seu turno, o CEO da Siemens Mobility, Jochen Eickholt. “Isto tornará o transporte europeu de mercadorias rápido, eficiente e ecológico”, rematou.