A DB Cargo arrancou com um serviço ferroviário de transporte de automóveis directo entre Kornwestheim, na Alemanha, e o porto de Barcelona, utilizando a linha UIC que liga o porto catalão à fronteira francesa.

O comboio do primeiro serviço tinha um comprimento de 685 metros, o que o tornou na maior composição de bitola internacional que já entrou na Península Ibérica. Transportou cerca de 250 carros.

A operação arranca com uma saída semanal, mas a DB Cargo prevê aumentar a frequência para até três saídas por semana antes do fim do ano.

Além da companhia alemã, também a Autoridade Portuária de Barcelona, a Renfe, a Autoterminal e a Setram estão envolvidas no serviço. Este expande os serviços de transporte de veículos por via férrea do porto catalão e incluirá conexões com diferentes instalações e companhias do sector automóvel em Espanha, França e Alemanha.

Barcelona é o principal porto de Espanha e do Mediterrâneo em matéria de transporte de veículos e o único na Península Ibérica directamente conectado à rede ferroviária europeia. Em 2017, a percentagem de automóveis que chegaram ou saíram da área portuária por comboio foi de 32%.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.