A reestruturação da DB Cargo poderá passar pelo despedimento de até 3 000 trabalhadores, metade do seu efectivo actual, num prazo de dez anos.

A Deutsche Bahn terá contratado duas consultoras para elaborarem novos planos estratégicos para a DB Cargo, que só nos últimos cinco anos acumulou prejuízos de mil milhões de euros, avança a “Reuters”.

A redução do número de trabalhadores parece ser inevitável e poderá chegar a metade dos cerca de 6 000 efectivos da empresa. A área de negócio do transporte de automóveis será a mais afectada, mas penalizada poderá ser também a oferta de serviços nas regiões Norte e Leste da Alemanha.

Em alternativa, ou em complemento, a DB Cargo poderá receber subsídios estatais (serão precisos milhares de milhões de euros), ou ser financiada pelo negócio do transporte de passageiros.

No imediato, a DB Cargo sustenta que ainda nenhuma decisão foi tomada, e que o processo está na fase de discussão de cenários entre a DB e os poderes políticos.

Certo é que a companhia perdeu metade da sua quota de mercado. No ano passado, o prejuízo do exercício atingiu os 341 milhões de euros e este ano deverá ficar na casa dos 300 milhões (no primeiro semestre, o EBIT foi negativo em 132 milhões de euros).

 

Tags:

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*