A DB Cargo lançará em meados de Dezembro uma nova oferta de transporte ferroviário de contentores entre os portos de Roterdão e Antuérpia e o Sul da Alemanha e Áustria.
A ideia é replicar o caso de sucesso que a DB Cargo mantém com as ligações do porto de Hamburgo ao hinterland. As novas ligações deverão retirar uns 70 mil camiões das estradas a cada ano.
A partir de meados de Dezembro, quatro comboios diários, cinco dias por semana, ligarão Roterdão a destinos como Ludwigsafen / Mannheim, Munique, Nuremberga ou Worfurt.
Na ligação entre Roterdão e a Alemanha, a DB Cargo utilizará a Betuwe Route. O material circulante será composto essencialmente por vagões-plataforma capazes de receber praticamente todos os tipos de carga.
Juntos, os portos de Roterdão e de Antuérpia movimentam anualmente cerca de 27 milhões de contentores. Contudo, apenas 8-11% das mercadorias são transportadas por comboio. No caso de Hamburgo, ao invés, nada menos de 50% das viagens de/para o porto são realizadas usando a ferrovia.