A administração da DB Schenker já pode iniciar o processo tendente à venda de 100% da companhia. Mas sem pressas.
O conselho de supervisão da Deutsche Bahn autorizou a administração da DB Schenker a começar a preparar a venda da empresa. Na certeza de que tal venda só acontecerá se e quando as condições forem favoráveis e se ficar demonstrado que a operação é mais vantajosa para a DB do que manter o controlo da subsidiária.
Certo é que a intenção é vender 100% da companhia e que as receitas daí decorrentes ficarão integralmente na Deutsche Bahn. A DB Schenker valerá qualquer coisa entre 12,5 e 20 mil milhões de euros.
Não estando ainda nada decidido sobre a venda em concreto, existe desde logo a dúvida sobre se a DB Schenker se manterá alemã, independente e com uma posição de compradora no mercado ou se, ao invés, será absorvida por algum outro grupo.
A DB Schenker tem contribuído positivamente para os resultados da Deutsche Bahn, mas precisa de investimentos para manter a sua posição num mercado onde nos últimos tempos se têm sucedido as fusões e aquisições,
O negócio da logística responde por cerca de um terço do volume de receitas da Deutsche Bahn. No primeiro semestre deste ano, a DB Schenker regressou aos lucros com um resultado operacional de 1,2 mil milhões de euros.