Vinte e uma toneladas de telemóveis viajaram da China até ao Brasil, através da Alemanha, utilizando o comboio, o camião e o avião, e com isso a DB Schenker logrou reduzir para cerca de metade o transit time face à tradicional solução marítima.
A carga de equipamentos electrónicos começou por ser transportada, por via-férrea, de Chongqing, na China Central, até Duisburgo, na Alemanha, através do Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia e Polónia. A viagem de 10 124 km demorou 17 dias.
O passo seguinte foi a transferência de camião até ao aeroporto de Frankfurt, de onde a carga foi enviada de avião para o Brasil.
No total, as mercadorias passaram 24 dias em trânsito antes de chegarem ao destino no Brasil. A alternativa pelo oceano teria sido de 50 a 55 dias.
“Este primeiro carregamento bem-sucedido, combinando os modos ferroviário, rodoviário e aéreo, mostrou o potencial de logística multimodal”, disse Daniel Wieland, chefe de logística ferroviária e forwarding da DB Schenker Logistic, citado num comunicado da companhia.
“Estamos orgulhosos em sermos pioneiros nesta interessante opção para o mercado da América Latina”, acrescentou Thomas Mack, chefe do transporte aéreo na empresa.