A DB Schenker iniciou ontem os primeiros testes reais de platooning nas estradas alemãs. Para já, os veículos circulam vazios, mas a partir de Agosto já transportarão cargas.

Os testes de platooning acontecerão num percurso de 145 quilómetros, entre a sede da DB Schenker, perto de Munique, e Nuremberga, através da auto-estrada A19. A primeira saída contou com a participação do ministro federal dos Transportes e Infra-estruturaas Digitais, sendo que o governo de Berlim financia o projecto com cerca de dois milhões de euros.

O projecto de cooperação entre a DB Schenker e a MAN (e uma universidade alemã) iniciou-se em Maio do ano passado. Em Fevereiro foram entregues os dois camiões conectados, e desde então o tempo foi dedicado essencialmente à formação dos motoristas.

No imediato, os camiões circularão vazios. Mas a partir de Agosto passarão a realizar três viagens diárias, com meia carga.

Os testes reais – apresentados como pioneiros – deverão permitir optimizar a tecnologia de platooning para a logística, por exemplo relativamente à segurança, consumo de combustível e melhor uso do espaço na estrada.
Os parceiros do projecto também esperam obter mais informação sobre a aceitação social da condução em rede, bem como sobre as políticas de transportes e pré-requisitos das infra-estruturas.

O conceito “platooning” refere-se a um sistema no qual pelo menos dois camiões seguem muito próximos na
estrada, como que em comboio, com o apoio de assistência técnica de condução e sistemas de controlo. Todos os veículos no platoon estão conectados uns aos outros por uma “barra de engate” electrónica que se serve da comunicação entre veículos. O camião da frente define a velocidade e direcção, e os restantes seguem-no.

Tags:

Os comentários estão encerrados.