A DB Schenker recebeu, finalmente, autorização do governo sueco para operar com veículos autónomos na via pública. Os transportes iniciar-se-ão em Abril.

A DB Schenker utilizará os veículos autónomos eléctricos desenvolvidos pela sueca Einrid e entretanto baptizadaos de T-Pod. Trata-se de veículos tractores sem cabina, o que embaratece a sua produção e operação e aumenta a capacidade de carga.

O T-Pod pode transportar até 15 paletes standard, com um peso total de 20 toneladas, numa distância máxima de cerca de 200 km com a carga máxima da bateria (de 200 kWh). Os veículos são seguidos remotamente por um operador, que pode assumir a direcção em caso de necessidade.

No imediato, porém, a DB Schenker propõe-se operar apenas trajectos curtos numa zona industrial, entre um entreposto e um terminal.

A autorização das autoridades suecas é válida até 31 de Dezembro de 2020.

“Estamos agora em condições de introduzir camiões autónomos, 100% eléctricos, num fluxo contínuo sobre a via pública – uma etapa importante na transição para o sistema de transportes do futuro”, referiu a propósito Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, citado pela assessoria de imprensa.

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