Terça-feira, Junho 28, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    MarinCadet – um projeto inovador para diplomados dos cursos marítimos

    ENIDH – Um mar de oportunidades

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    MarinCadet – um projeto inovador para diplomados dos cursos marítimos

    ENIDH – Um mar de oportunidades

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Rodoviário

DB Schenker prepara aposta na “platooning”

por T&N
02/12/2016
em Rodoviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A DB Schenker e a MAN assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de testes de platooning, os “comboios” de camiões interconectados.
DB Schenker - Platooning

Os dois parceiros pretendem arrancar em 2018 com testes na Plataforma Auto-estrada Digital, na auto-estrada A9, entre as filiais de Nuremberga e de Munique da DB Schenker. A segunda fase do projecto prevê a utilização de camiões autónomos nas instalações da companhia de logística em Nuremberga.

“O nosso objectivo é sermos pioneiros nos modelos de negócio digitais no sector dos transportes e da logística para sermos a opção para clientes à procura tanto de serviço digitais como não-digitais”, refere, citado no comunicado conjunto, o presidente do conselho de gestão da DB Schenker, Jochen Thewes.

Ganhos de segurança e ambientais

No âmbito do platooning, devido à conexão virtual entre os veículos, os camiões podem circular a uma distância a rondar os dez metros (cerca de meio segundo), contra os 50 metros habituais. Esta diferença permite, desde logo, e devido ao menor esforço aerodinâmico, a poupança de combustível (cerca de 10%, segundo alguns especialistas) e a redução de emissões poluentes.

P U B L I C I D A D E

Além disso, de acordo com os defensores da tecnologia, o platooning traz, também, ganhos em termos de congestionamento rodoviário, pois, em comboio, três camiões ocupam 80 metros, contra 150 metros com camiões não conectados entre si.

O presidente do conselho de administração da MAN SE e da MAN Truck & Bus, Joachim Drees, salienta a importância do platooning do ponto de vista dos construtores.

“O platooning é um verdadeiro benefício para a segurança nos transportes. O erro humano é, infelizmente, uma das causas mais frequentes para colisões traseiras. Conectar electronicamente os camiões em rede é uma abordagem que poderá ajudar a solucionar este problema. Tirar partido do cone de ar traz, no processo, uma redução importante nos consumos. Ao mesmo tempo, o platooning permite-nos fazer um uso muito mais eficiente das infra-estruturas de transporte”, indica Joachim Drees.

P U B L I C I D A D E

 

 

Notícias Relacionadas

DB Schenker contrata na DHL Supply Chain
Pessoas

DB Schenker contrata na DHL Supply Chain

27/04/2022
Olicargo estreia Plataforma de Lisboa Norte
Logística

Plataforma Lisboa Norte avança para a segunda fase

23/11/2021
António Paulo lidera DB Schenker em Portugal
Pessoas

António Paulo lidera DB Schenker em Portugal

11/08/2021
A seguir
Sudeste asiático contraria quebra global da pirataria

Cabo Verde quer coordenar vigilância no Golfo da Guiné

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

TST reforça-se com 290 autocarros Iveco

TST reforça-se com 290 autocarros Iveco

27/06/2022
Linha do Algarve em obras entre Tunes e Lagos

Linha do Algarve em obras entre Tunes e Lagos

27/06/2022
Carris Metropolitana com falta de motoristas

Carris Metropolitana adiada na Margem Norte

23/06/2022
A estatística portuária e a teoria da relatividade

Faleceu o Pai da Logística em Portugal

22/06/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist