A Deutsche Bahn anunciou a venda do Grupo Arriva à I Squared Capital. O valor do negócio não foi divulgado. A transacção deverá ficar concluída em 2024.
A Deustche Bahn adquiriu a Arriva em 2010. No ano passado vendeu as operações em Portugal ao Dan Group israelita e o negócio de autocarros e comboios na Suécia à companhia pública finlandesa VR Group. Já este ano, alienou as operações de autocarros na Dinamarca e na Sérbia à alemã Mutares (a mesma que está em vias de adquirir a Efacec).
Mesmo depois destas alienações, a Arriva continua presente numa dezena de países – Reino Unido, Espanha, Países Baixos, Itália, República Checa, Hungria, Croácia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia -, onde emprega cerca de 35 mil trabalhadores e realiza 1,5 mil milhões de viagens/ano.
As suas actividades incluem o transporte de passageiros em comboio, autocarro e tram, bike-sharing e transporte a pedido.
A venda da Arriva integra-se na estratégia da DB de focar-se no seu negócio core e no mercado alemão. O grupo tem planeada também a venda da DB Schenker.
A I Squared Capital, com sede em Miami, EUA, concentra os seus investimentos nas áreas da energia, utilities, telecomunicaçõies e transportes nas Américas, Europa e Ásia. Gere activos de 37 mil milhões de dólares, dispersos por 72 empresas em 59 países.
Os planos do fundo norte-americano para a Arriva passam por manter a marca e reforçar o investimento no desenvolvimento do negócio.
–