A Associação do Transporte Marítimo Digital (DCSA, na sigla em inglês) publicou standards para a troca digital de dados sobre os horários operacionais de navios (OVS, na sigla em inglês).

“Os horários operacionais de navios são essenciais para o funcionamento do sector de transporte de contentores”, afirma Thomas Bagge, CEO da DCSA. “É necessário digitalizá-los se quisermos criar um maior grau de eficácia e eficiência na estrutura dos processos de transporte de contentores e este lançamento é um passo importante nesse sentido. Uma vez implementados, os nossos padrões OVS permitirão, por exemplo, que um operador portuário optimize as suas actividades operacionais de acordo com a hora exacta de chegada e data de partida de uma embarcação. Em última análise, quanto mais transparência e eficiência incorporarmos nesses processos fundamentais, mais as partes interessadas poderão confiar e beneficiar em termos de custos mais baixos, maior produtividade, maior inovação, melhor experiência do cliente e menor impacto ambiental”, acrescenta.

As regras sobre OVS da DCSA preconizam que as companhias podem publicar digitalmente os seus horários e que os seus parceiros e fornecedores de serviços operacionais podem inscrever-se no feed da companhia para receber automaticamente actualizações ou recuperar actualizações se necessário. “Isso fornecerá transparência completa dos horários da embarcação, aumentando a eficiência e permitindo um melhor planeamento e optimização das actividades de transporte marítimo”, refere o comunicado da associação criada por nove companhias de transporte marítimo de contentores para promover a digitalização do sector.

Além deste documento, a DCSA publicou definições da API OVS na plataforma de desenvolvimento de API de código aberto SwaggerHub, onde também serão publicadas melhorias futuras. Os operadores podem usar as definições para implementar rapidamente API compatíveis com o padrão da DCSA para OVS.

 

 

 

Comments are closed.