O porto de Nova Iorque é o que cobra mais de taxas de Detention & Demurrage, de acordo com o Benchmark de 60 portos mundiais realizado pela Container xChange.
Em Nova Iorque, as taxas de D&D para um contentor de 20 pés ao cabo de 14 dias ascendem a 3 182 dólares. No porto mais barato do ranking, Busan, na Coreia do Sul, cobra apenas 114 dólares.
Na verdade, os cinco primeiros lugares do ranking do Demurrage & Detention Benchmark 2022 são ocupados por portos norte-americanos: atrás de Nova Iorque surgem Long Beach, Los Angeles, Oakland e Savannah, todos substancialmente mais caros que os que seguem.
Bremerhaven, na nona posição, é o primeiro porto europeu, a cobrar 841 dólares de taxas D&D, à frente de Hamburgo (833). Roterdão surge na 18.ª posição (617 dólares) e Antuérpia na 20.ª (546).
Os portos espanhóis de Algeciras e Valência ocupam as 33.ª e 34.ª posições, ambos com 313 dólares de taxas.
Xangai, número um mundial na movimentação de contentores, é apenas o 43.º neste ranking da Container xChange, a cobrar 244 dólares.
O relatório resulta da compilação das taxas de D&D cobradas aos clientes pelas oito maiores companhias mundiais de transporte marítimo de contentores, de acordo com os dados tornados públicos.
Na comparação com os resultados de 2021, Busan mantém-se como o porto mais barato, ao passo que Nova Iorque destronou Los Angeles como o mais caro.
Numa análise regional, os portos norte-americanos são de longe os mais caros, com um custo médio de 2 692 dólares de taxas de D&D. Segue-se a Europa, com uma média de 549 dólares, a Índia com 482 dólares e a China com 453 dólares.
HMM é quem cobra mais
O Demurrage & Detention Benchmark 2022 avalia também as taxas D&D cobradas pelas companhias de shipping de contentores. E aí a HMM lidera o ranking, com uma cobrança média de 1 019 dólares/TEU.
Segue-se a ONE (914 dólares), que ultrapassou a Yang Ming, agora terceira, com um custo de 719 dólares.
No oitavo lugar do ranking das oito mais caras, surge a COSCO, a cobrar apenas 322 dólares/TEU.