Ana Vieira da Mata, indigitada para vogal da ANAC, defendeu hoje, no Parlamento, que a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa deve ser “rápida e definitiva”.
“É importante haver uma decisão ponderada [sobre o novo aeroporto], estruturada, baseada nas melhores práticas, mas uma decisão que seja rápida, no sentido de garantir que há uma certeza e há um caminho a seguir”, afirmou Ana Vieira da Mata, ouvida no Parlamento a propósito da sua indigitação para o cargo de vogal do Conselho de Administração da ANAC, entidade onde trabalha há mais de 20 anos.
“Uma decisão deve ser rápida e definitiva”, sublinhou a responsável, destacando a importância da “certeza regulatória” e da “transparência” nos processos para os agentes do sector da aviação civil.
O Governo lançou, na segunda-feira, um concurso público internacional para a realização da avaliação ambiental estratégica da futura solução aeroportuária de Lisboa.
Em cima da mesa estão três hipóteses: aeroporto Humberto Delgado (principal), com o aeroporto do Montijo (complementar), aeroporto do Montijo (principal), com o aeroporto Humberto Delgado (complementar) e uma nova infra-estrutura localizada no Campo de Tiro de Alcochete.
O presidente da ANAC, Luis Ribeiro, alertou na semana passada para a urgência de ser fechada uma solução para a expansão aeroportuária da região de Lisboa, sublinhando que este projecto “não pode mais” ser adiado.
Ana Vieira da Mata tem exercido vários cargos na entidade reguladora, entre eles a coordenação da equipa que fez a avaliação da privatização da TAP.
Relativamente à TAP, Ana Vieira da Mata defendeu que a transportadora tem de ter “uma alavancagem”, uma vez que se trata da “maior empresa portuguesa” e, portanto, com uma “dimensão e importância significativas para a economia nacional”.
Questionada pelos deputados sobre os desafios futuros do regulador da aviação civil, a responsável destacou a “recuperação da confiança dos passageiros no transporte aéreo”, afectada pela pandemia de Covid-19.
“Só se consegue recuperar, de facto, o sector se houver tráfego e se se ganhar escala nas operações”, apontou, lembrando que as análises estimam que se regresse aos níveis de 2019 por volta de 2024.
Depois de 50 anos a “PENSAR” será que António Costa já tem os neurónios derretidos e consegue decidir qual a melhor localização para o NAL – novo aeroporto de Lisboa, que todos os estudos onde se gastaram milhões de € nas últimas décadas que indicam a melhor localização em Alcochete ? Ou ainda há amigos para partilhar ? O ex presidente da CML saiu e não emitiu a licença para a DHL construir o seu HUB de carga aérea em 10 anos ! …