Já não será no final deste mês que o Governo anunciará a decisão sobre a localização do aeroporto complementar à Portela. Será preciso pelo menos mais um mês, mas há já quem aponte para Agosto.
O grupo de trabalho que está a estudar a viabilidade de um aeroporto complementar à Portela deverá entregar o relatório ao Governo até ao final de Maio, um mês depois do previsto, disse fonte do Ministério da Economia, citada pela “Lusa”.
O documento com as conclusões deveria ter sido entregue até ao fim de Abril, mas fonte do Ministério da Economia e do Emprego informou que houve um atraso nos prazos inicialmente previstos, sem especificar os motivos, tendo agora a tutela a perspectiva de receber o relatório até ao final deste mês.
Quanto ao anúncio da escolha governamental, inicialmente previsto para o final do corrente mês, o Ministério da Economia não avançou com uma nova data.
Há uma semana, na reunião de Câmara de Vila Franca de Xira, a presidente da edilidade, Maria da Luz Rosinha (PS), disse ter recebido da Secretaria de Estado dos Transportes a informação de que a decisão do Governo só será divulgada em Agosto.
O grupo de trabalho nomeado pelo Governo em meados de Janeiro tinha 90 dias para apresentar o seu relatório. Em causa está a avaliação das alternativas à localização de um aeroporto complementar à Portela, para servir de base operacional às companhias low cost, a começar pela EasyJet.
As hipóteses sobre a mesa sobre as bases de Alverca, de Sintra e do Montijo, uma vez que se pretende aproveitar algo que já exista para ganhar tempo e minimizar o investimento.