O Land Rover Defender Hard Top, versão de mercadorias do Defender que começará a ser comercializado no mercado britânico no final deste ano, não virá para Portugal.
O Defender Hard Top está a ser desenvolvido pela divisão de Veículos Especiais da marca britânica e será proposto com base nas carroçarias de três portas (90) e cinco portas (110).
A altura ao solo é de 291 mm e, em termos de capacidade de todo-o-terreno, o Defender Hard Top 110 oferece características iguais às das variantes de passageiros, um ângulo de ataque de 38º, ventral de 28º e de saída de 40º. O modelo está preparado para enfrentar subidas de até 45º.
A capacidade de reboque é de 3 500 kg e será dotado do sistema Advanced Tow Assist, que permite realizar manobras em marcha atrás com recurso a um comando giratório na consola central.
O habitáculo não terá segunda e terceira filas, podendo a primeira contar com dois ou três lugares. Neste último cenário, ganha importância o sistema ClearSight Rear View que, através de uma câmara traseira, reflecte imagens para o condutor.
Em Portugal, as versões comerciais até três lugares têm vantagens fiscais, mas são, sobretudo as variantes de cinco lugares com homologação de mercadorias que têm, de acordo com a marca, mais procura no mercado nacional.
A Land Rover coloca todas as fichas na versão de passageiros com motor híbrido plug-in PHEV, que chegará mais tarde (as versões a gasolina e diesel da carroçaria 90 e 110 já podem ser encomendadas no mercado luso). Já conhecido de outros modelos da marca (como o Evoque ou o Discovery) este motor híbrido plug-in tem uma potência conjunta de 404 cv e autonomias 100% eléctricas a rondar 50 km.
“Em Portugal, a grande fatia das vendas serão do PHEV, dado que a fiscalidade posiciona de forma totalmente distinta esta versão”, segundo avançou Luis Antonio Ruiz, administrador-delegado da Jaguar Land Rover Espanha e Portugal, na videoconferência de imprensa de apresentação do modelo, a que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS assistiu esta semana.