Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram a proposta do PS que elimina as portagens nas ex-SCUT.
A votação na 6.ª Comissão da Assembleia da República confirmou a decisão do plenário, que no início de Maio já tinha aprovado na generalidade o projecto socialista.
Agora, durante a discussão na especialidade, a maior parte dos artigos teve uma votação semelhante à registada aquando a votação na generalidade, em que o projecto recolheu os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção da IL e os votos contra do PSD e do CDS-PP.
A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
De acordo com os socialistas, a medida terá um impacto orçamental de 157 milhões de euros.
Já no final do ano passado, o Governo, então ainda liderado por António Costa, aprovou uma redução das portagens nas ex-SCUT, mas recusou a sua eliminação pura e simples.