O programa nacional de apoio à descarbonização do shipping atraiu 12 candidaturas, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junto de fonte conhecedora do processo.
“Ou seja, 12 navios vão ser modernizados se todas as candidaturas forem aprovadas”, acrescentou a mesma fonte, sem adiantar detalhes, até porque os processos de candidaturas ainda estão no IAPMEI para serem avaliados.
O prazo para a apresentação de candidaturas dos armadores nacionais terminais no passado dia 12, depois de ter sido prolongado por um mês. Em causa estão 50 milhões de euros do PRR para apoiar a descarbonização de “dez navios de transporte de mercadorias e de passageiros com mais de 400 toneladas de arqueação bruta (GT), dos quais pelo menos 70% dos navios com mais de 5 000 toneladas de arqueação bruta (GT)”, de acordo com o aviso publicado no final do mês passado.
As 12 candidaturas recebidas superam, à partida, os dez navios que se projectava modernizar. Acresce o facto de “a maior parte dos navios [candidatados] serem acima de 5000 GT”, ainda de acordo com a fonte contactada pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
As intervenções passíveis de serem co-financiadas são, recorde-se, “medidas de substituição dos combustíveis fósseis”, “medidas de poupança de energia” e “medidas complementares de redução das emissões”, e ainda “investimentos a favor de infra-estruturas portuárias marítimas de carregamento e reabastecimento de navios que forneçam eletricidade, hidrogénio, amoníaco e metanol a navios não poluentes ou a navios com nível nulo de emissões” e “investimentos a favor de infra-estruturas de portos interiores de carregamento e reabastecimento de navios que forneçam electricidade, hidrogénio, amoníaco e metanol a navios não poluentes ou a navios com nível nulo de emissões”.
A avaliar pelo número de candidaturas, tudo parece apontar para que “vamos ter uma alocação muito significativa da dotação prevista” de 50 milhões de euros.
Os apoios a conceder sê-lo-ão sob a forma de subvenção não reembolsável.