A descarbonização do shipping não deverá ter um impacto substancial nos preços a suportar pelos consumidores, sustenta a Transport for Environment (T&E).
Um novo estudo da organização ambientalista conclui que mesmo num caso de descarbonização completa, com os navios a consumirem apenas 100% de hidrogénio verde, os custos do transporte subirão marginalmente.
Simulando uma viagem de um porta-contentores médio entre a China e a Bélgica, a T&E conclui que o custo do transporte de uns ténis será agravado em oito cêntimos e o de um frigorífico em oito euros.
No caso de a descarbonização do shipping se ficar pelo cumprimento das metas comunitárias sobre a taxação das emissões poluentes e a incorporação de combustíveis verdes até 2030, então o impacto nos preços finais será ainda menor, ficando-se pelos 27 cêntimos num transporte de um frigorífico entre a Ásia e a Europa, sustenta o estudo.
A organização ambientalista questiona mesmo se num tal cenário deverá haver a passagem dos sobrecustos do transporte para os consumidores, lembrando que actualmente as companhias de navegação são mais lucrativas que a Facebook, Amazon, Google a Netflix juntas.
Em consequência, a Transport & Environment sustenta que a descargonização do shipping é possível, assim haja vontade política, desde logo para garantir a disponibilização no mercado de hidrogénio.