Mário Alexandre Alves Jorge será o próximo bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO). As eleições acontecem no próximo dia 16.
A estas eleições dos Despachantes Oficiais apresentam-se duas listas, e ambas serão eleitas. Uma “originalidade” que se explica pelo facto de uma das listas apenas se candidatar ao Conselho Fiscal e a outra, a encabeçada por Mário Jorge, concorrer somente aos demais órgãos: Assembleia Representativa, Conselho Directivo e Conselho Deontológico.
Mário Jorge será, assim, o terceiro bastonário da ODO, sucedendo a Fernanda Silva, que desempenhou funções durante apenas dois anos, eleita que foi na sequência da renúncia de Fernando Carmo, o homem que liderou a transformação da então Câmara dos Despachantes Oficiais em Ordem.
O novo bastonário assume a liderança da ODO num momento conturbado da instituição – e da actividade -, que de resto se verifica desde a sua criação, e que terá a ver com o enquadramento legal do sector, ditado pelas regras comunitárias e pelas disposições/interpretações nacionais.