Espanha vai colocar em marcha, durante um período experimental, um sistema de bonificação de 50% do custo das portagens em determinados troços de auto-estradas alternativos a estradas nacionais congestionadas.

Bélgica - Portagens

O objectivo é reduzir os congestionamentos e aumentar a segurança nas estradas nacionais. Mas a transferência dos pesados de mercadorias para as auto-estradas será facultativa, e não obrigatória como inicialmente proposto pelo governo.

A decisão foi tomada na reunião do Comité Nacional de Transporte por Estrada (CNTC, na sigla em espanhol) com o Ministério do Fomento, realizada ontem, de acordo com informações da Confederação Espanhola de Transporte de Mercadorias (CETM). O sector defende um período experimental de um ano para apurar da validade da medida.

O Ministério do Fomento  comprometeu-se, no encontro, a apresentar ao CNTC uma proposta de lista das estradas envolvidas no plano de bonificações. O plano inicial de Madrid era proibir os camiões de circularem em 1 300 quilómetros de 16 estradas nacionais de faixa única, obrigando-os a utilizarem as auto-estradas.

A CETM já se congratulou com o recuo do governo

 

 

 

 

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