É oficial. A Deutsche Bahn colocou hoje à venda a totalidade da DB Schenker, quarta maior operadora logística do mundo.
A decisão de vender em bloco a DB Schenker já tinha sido anunciada em Outubro passado pelo ministro dos Transportes alemão, depois de, dm Dezembro de 2022, o Conselho de Supervisão da DB Schenker ter mandatado o Conselho de Administração para avaliar o processo.
Agora é oficial o anúncio da venda, com os interessados a poderem recolher mais informações até ao próximo 15 de Janeiro junto da Goldman Sachs e do Morgan Stanley.
O encaixe resultante da venda será alocado à redução da dívida da Deutshe Bahn e a investimentos no seu negócio core, o transporte ferroviário na Alemanha. Recentemente, em Outubro, a empresa pública alemã acordo a venda do Grupo Arriva a um fundo norte-americano por um valor não revelado.
A DB Schenker e avaliada pelos analistas entre 12 e 15 mil milhões de euros, mas há dois anos, em plena pandemia, chegou a “valer” entre 15 e 20 milhões de euros.
Interessados na compra não deverão faltar. A DHL e a DSV são as mais faladas, mas também a UPS poderá entrar na corrida, assim como um fundo soberano do Abu Dhabi.
A DB Schenker está presente em mais de 130 países e emprega mais de 76 mil trabalhadores. Precisamente, por causa da dimensão a sua venda poderá levantar questões de concorrência dependendo de quem seja declarado comprador.