As autoridades da Califórnia seleccionaram a Deutche Bahn para ser seu parceiro estratégico na implantação da Alta Velocidade naquele estado norte-americano. O objectivo é que o primeiro troço esteja operacional em 2022.

AV Califórnia

A escolha ainda terá de ser confirmada. O vencedor do concurso receberá 30 milhões de dólares (25,56 milhões de euros) para assessorar a implementação do projecto e ficará, além disso, com a opção de se tornar o operador do novo serviço ferroviário.

A Deutche Bahn superou no concurso promovido pela Autoridade Ferroviária de Alta Velocidade da Califórnia (CHSRA, no original inglês) a concorrência de vários operadores internacionais fortes, como a espanhola Renfe, que se apresentou em consórcio com a Globalvia e a Adif.

A previsão da CHSRA é que o serviço comercial no troço inicial, entre Merced e Burbank, arranque em 2022. A ligação entre São Francisco e Los Angeles deverá ter início, de acordo com a mesma entidade, em 2029, com um tempo de viagem previsto de três horas (metade do actual, por estrada).

O investimento total previsto na Alta Velocidade ferroviária na Califórnia é de 68 mil milhões de dólares (57,95 mil milhões de euros).

 

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