A Volvo Trucks garantiu a maior encomenda de sempre de camiões eléctricos na Europa, com a DFDS a contratar o fornecimento de 100 Volvo FM.
Os Volvo FM Electric serão entregues à DFDS a partir do último trimestre de 2022 e ao longo de todo o ano de 2023. Os veículos serão usados nas operações de transporte da DFDS em toda a Europa.
“Na DFDS estamos determinados em fazer a nossa parte para reduzir as emissões de CO2 e criar cadeias de abastecimento sustentáveis. Sabemos quão importante é a electrificação no caminho para atingir os objectivos de CO2, e espero que possamos inspirar outros para esta transição vital”, comentou Niklas Andersson, Vice-presidente executivo e respomsável pela Divisão de Logística da DFDS, citado em comunicado.
Os Volvo FM Electric têm um peso bruto de 44 toneladas e uma autonomia de até 300 quilómetros. Podem ser abastecidos durante a noite, no parque, ou durante o dia, em estrada, com recurso a um sistema de carregamento rápido.
A electrificação do transporte rodoviário pesado de mercadorias está a fazer o seu caminho na Europa. Só este ano foram matriculadas algumas centenas de camiões eléctricos de +16 toneladas, com a Volvo Trucks a reclamar uma quota de mercado de cerca de 40%.
A marca sueca aposta em chegar a 2030 com os camiões eléctricos a representarem metade das suas vendas. A Volvo foi das primeiras a produzir de série camiões eléctricos, em 2019, disponibilizando actualmente seis modelos: FH, FM, FMX, FE, FL e VNR (este nos EUA).