A DFDS vai adquirir a FRS Iberia/Maroc, com isso reforçando a rede no Mediterrâneo e entrando no apetecível mercado do estreito de Gibraltar.
A DFDS justifica a compra com o objectivo de capitalizar o esperado crescimento do tráfego de mercadorias entre Espanha e Marrocos, em resultado da política europeia de nearshoring das cadeias de abastecimento.
Além disso, a companhia pretende realizar sinergias com as operações que já detém no Mediterrâneo (nomeadamente, em parceria com a Ekol) e aplicar o know-how acumulado nas ligações na Mancha.
A FRS Iberia/Maroc está no mercado desde 2000, operando actualmente as ligações entre Algeciras e Tânger Med, Algeciras e Ceuta e Tarifa e Tânger Ville, com uma frota de sete navios, com uma idade média de 23 anos.
Para o corrente exercício, a FRS Iberia/Maroc estima atingir um volume de negócios de 1-1,2 mil milhões de coroas dinamarquesas e uma margem de EBITDA de 18-20%.
No que toca ao tráfego de mercadorias, as previsões apontam para o transporte de 2,3 milhões de metros lineares de carga rodada e 370 mil viaturas.
A DFDS prevê concluir a aquisição no final do ano corrente, obtidas que sejam as necessárias autorizações regulamentares.