A DFDS está a negociar a compra do negócio do transporte rodoviário internacional da Ekol Logistics, anunciou em comunicado. As autoridades da concorrência turcas já foram informadas.
De acordo com a DFDS, a ideia é replicar no Mediterrâneo o modelo de negócio que implementou com sucesso no Norte da Europa, de combinação da actividade dos ferries com as operações logísticas.
A DFDS e a Ekol Logistics mantêm uma parceria desde 2018, com a primeira a assegurar o transporte marítimo dos trailers da segunda entre Istambul e Trieste e, mais recentemente, entre Istambul e Sète.
A justificar o seu interesse, a companhia dinamarquesa diz prever que a capacidade de produção industrial e de comércio da Turquia coma Europa irá continuar a crescer nos próximos anos.
O comunicado emitido não avança qualquer valor para o negócio. E lembra que a sua concretização estará dependente da posição da Concorrência turca e da aceitação dos termos pela gestão da Ekol Logistics.
As actividades internacionais da Ekol Logistics (transitários, armazéns, serviços aduaneiros, gestão da supply chain) representam um volume de receitas de cerca de 416 milhões de euros.
As primeiras notícias – não confirmadas – sobre o interesse da DFDS no transporte rodoviário internacional da Ekol surgiram na imprensa turca em Junho passado. Na altura foi dito que a Ekol International Road Transport Company representa cerca de 60% das receitas totais da Ekol Logistics.