Pela primeira vez, a DGRM autorizou e certificou um navio de bandeira portuguesa para navegar nos rios Reno e Danúbio. anunciou aquela entidade.
Em comunicado emitido a propósito, a DGRM fala num “marco histórico para a Bandeira Portuguesa”, só possível porque, pelo Decreto-Lei n.º 40/2021 a DGRM passou a ser a entidade nacional competente para emitir os documentos necessários à operação de navios de bandeira portuguesa nos rios Reno e Danúbio, atestando que cumprem com as regras fixadas na Convenção Revista para a Navegação do Reno.
Desta forma, as embarcações que arvoram a bandeira portuguesa e que cumpram os requisitos da Convenção para a Navegação no Rio Reno, podem passar a ser certificados para a navegação na maior via navegável europeia, que se reveste de grande importância económica para a Europa Central.
O primeiro navio de bandeira portuguesa assim autorizado e certificado pela DGRM é o “Emerald Luna”, um navio-hotel da Emerald Cruises, com capacidade para 180 passageiros e 47 tripulantes, construído em 2021 estaleiros de Scheepswerf Den Breejen Shipyard.