A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO) acordaram colaborar para favorecer e aproveitar a digitalização.

Em nota difundida, a DGRM dá conta que a integração dos despachantes oficiais na nova Janela Única Logística (JUL) é, desde logo, um objectivo, tendo já sido acordados os objectivos para o desenho e implementação das novas funcionalidades em suporte digital.

A DGRM sublinha a propósito que os Despachantes Oficiais têm uma papel essencial na facilitação das trocas comerciais com países terceiros. E que isso é válido também par o sector das pescas, para a importação / exportação de pescado de e para países terceiros.

“A articulação de procedimentos com os Postos de Inspecção Fronteiriça e as Alfândegas são um aspecto da maior importância na actuação dos despachantes oficiais, existindo nesta área enormes oportunidades de simplificação de procedimentos e interoperabilidade entre os sistemas das várias entidades”, acrescenta a DGRM.

 

Tags:

Comments are closed.