A DHL Global Forwarding acordou com a Air France KLM Martinair Cargo a compra de 33 milhões de litros de fuel de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).
É o maior negócio feito, até ao momento, entre a AF KLM Martinair Cargo e um cliente para a utilização de combustível “verde”, com vista a reduzir as emissões resultantes do transporte aéreo de mercadorias.
Ao abrigo do acordo, a DHL Global Forwarding aceita comparticipar o sobrecusto que representa a utilização do SAF no transporte aéreo das cargas dos seus clientes. O valor do investimento não foi, porém, divulgado.
O cálculo do combustível a adquirir tem em conta, claro, os volumes a transportar, as distâncias a percorrer e os tipos de aviões utilizados no encaminhamento das cargas, no caso, da DHL Global Forwarding.
A oferta de SAF é ainda escassa no mercado mundial. O que até limita, na prática, a multiplicação de acordos como o agora anunciado. Certo é que este combustível “verde” é considerado fundamental para a descarbonização da indústria da carga aérea. Neste caso em concreto, especialistas projectam uma poupança de mais de 80 mil toneladas de dióxido de carbono.
A partir daqui, os carregadores clientes da DHL GLobal Forwarding terão a possibilidade de escolher a opção de transporte mais sustentável, beneficiando das poupanças de emissões daí decorrentes, numa conta corrente digital.
A DHL Global Forwarding tem previsto investir sete mil milhões de euros até 2030 em operações “limpas”, para fixar as suas emissões abaixo dos 29 milhões de toneladas. Nesse âmbito, projecta aumentar a utilização do SAF nas suas operações até para lá dos 30%.
A Air France-KLM, por seu turno, aposta em atingir a neutralidade carbónica em 2050 (2030 nas operações em terra). Para tal, está a investir na renovação da frota (2,5 mil milhões de euros nos últimos três anos) e na difusão dos combustíveis “verdes”, entre outras medidas.